Foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa, o Projeto de Lei 347/2023, de autoria do deputado estadual Luciano Silveira (MDB), que declara como integrante do patrimônio cultural do Estado do Rio Grande do Sul, a Tafona da Canção Nativa, evento realizado anualmente no município de Osório
Conforme a justificativa do projeto, a Tafona da Canção Nativa é um festival de música realizado pelo município de Osório, que busca promover um povo que cultua as suas tradições, sejam elas rurais, praieiras ou urbanas, enfatizando os fatos folclóricos, os usos e costumes do gaúcho litorâneo, suas músicas, suas expressões artísticas, seus atos religiosos, suas festas e folguedos, valorizando o homem que, integrado ao seu meio, mantém manifestações típicas e espontâneas do seu dia a dia.
No ano de 2023, a Tafona da Canção Nativa completou sua 29ª edição, sendo evento permanente que ocorre durante os festejos do Rodeio Internacional de Osório-RS, propiciando a cada ano, o surgimento de novos talentos, consagrando, por sua vez, os já existentes.
A primeira edição do festival ocorreu justamente no 10º Rodeio de Osório, precisamente no ano de 1989, graças ao empenho e entusiasmo de seu idealizador, sr. Airton Camargo. No primeiro ano do festival, o primeiro lugar foi dado a música “Cantador do Litoral”, com letra de Elton Saldanha, com música e interpretação de Luiz Carlos Borges.
Com status de excelência entre os festivais de música brasileiros, diversos músicos e compositores consagrados da música gaúcha, brasileira e latino-americana já desfilaram pelo palco da Tafona, como destacado anteriormente, Elton Saldanha, Luiz Carlos Borges, José Cláudio Machado, Renato Borghetti, Pepeu Gomes e Mercedes Sosa, entre outros grandes nomes.
Considerada como berço da música litorânea gaúcha, homenageia in memoriam o cantor e compositor Carlos Catuípe – um de seus principais representantes – concedendo aos seus vencedores troféu que recebe seu nome, conforme Lei Municipal 5323/2014 do município de Osório.
Em suas redes sociais, o deputado Luciano Silveira disse que foi grande satisfação que acompanhou a aprovação do projeto. Ainda conforme o deputado, o projeto segue para votação no plenário em data a ser agendada oportunamente.
JPN/AL