Cartão-postal da Capital recebeu frequentadores com bolo e parabéns para comemorar aniversário nesta sexta-feira.
Símbolo de Porto Alegre, o Mercado Público de Porto Alegre comemora 156 anos de existência nesta sexta-feira.
Considerado o mais antigo do Brasil pela prefeitura e pelo próprio espaço, que passou por um incêndio e duas enchentes históricas, ele permanece de pé abrigando dezenas de estabelecimentos.
A parte central do primeiro andar do espaço histórico lotou e, às 12h, um “parabéns a você” foi entoado por frequentadores, trabalhadores e autoridades, contando também com apresentação do Concerto Orquestra Jovem do RS. Em seguida, foram cortadas e distribuídas 1.156 fatias de bolo para o público presente.
O prefeito Sebastião Melo saudou o Mercado Público como potencial de cultura, gastronomia, economia e resiliência, e afirmou ser o espaço mais democrático da Capital. “É a alma da cidade. Você quer conhecer um povo em qualquer lugar, você vai ao Mercado Público, vai saber como ele come, como ele veste, quais são as suas manifestações culturais. É o mercado mais antigo do Brasil, que passou por enchentes e por incêndio”, disse.
Melo lembrou que, quando assumiu a gestão, o segundo piso do prédio ainda estava fechado, e que, hoje, a razão da celebração é a população que o frequenta e vive em Porto Alegre. “Sou apaixonado pelo Mercado. Sou suspeito para falar, porque, se eu não venho aqui duas, três vezes por semana, eu não durmo. Esse cheiro, esse aroma, essa convivência, essa prosa é o que há de melhor aqui”, declara.
Carolina Kader, vice-presidente da Associação dos Permissionários do Mercado Público Central de Porto Alegre, lembra que diversas atividades foram organizadas de maneira que o maior número de participantes possam estar presentes na celebração anual. Para ela, o espaço representa a identidade do porto-alegrense. “O futuro do Mercado Público é a gente seguir conectado com a cidade, com a cultura, com a cara da nossa cidade que já é o que é o Mercado. Por isso, o nosso interesse de fazer uma agenda com atividades o mês todo, para a gente poder comemorar o que o mercado é e o que representa”, conta.
Frequentadores celebram fortaleza do espaço
Centenário, o Mercado Público construiu sua história junto com os inúmeros frequentadores que já passaram pelo espaço. Entre eles, está Neuza Fernandes, de 75 anos. Cliente assídua, desde menina acompanhava sua avó nas compras. Para ela, celebrar os 156 anos é celebrar tudo que o espaço representa para sua história. “Faz parte da minha vida.
Vinha nas bancas de peixe, nas carnes, comia aquele sorvete maravilhoso. Olha o que ele aguentou. Aguentou fogo e enchente. Esse é forte, ninguém derruba ele”, declara.
Frequentadores que também foram trabalhadores também celebram o centenário de resistência. Rosalina Conceição Gomes, de 84 anos, marcou presença em diversos restaurantes e bares que precisavam de uma cozinheira. “Frequento desde 1954. Sempre passo aqui para fazer minhas compras, e é muito bom, sempre somos muito bem atendidos”, conta.
O Mercado Público foi celebrado por porto-alegrenses, mas também por pessoas de fora. Dirceu Poersch, 57 anos, morador de Toledo, no Paraná, veio a Porto Alegre pela primeira vez justamente no dia do aniversário do cartão-postal. “Não conhecia. Um lugar maravilhoso, você vê muita coisa. O que precisar, você encontra aqui. É um lugar que a gente ouve falar muito lá no Paraná”, conta. Filho de gaúcho, seu pai, com 84 anos, foi frequentador assíduo e falou muito do mercado para o filho. “Me sinto em casa”, reconhece.
Bancas que construíram história em conjunto
O Mercado é abrigo de estabelecimentos como açougues, agropecuárias, armazéns, cafeterias, artigos gaúchos e naturais, fruteiras, padarias, peixarias, restaurantes, lancherias, bares e sorveterias.
Dos 156 anos, a banca 43, que vende artigos importados, vinhos, frutas secas e outros alimentos está de pé há 77.
Para Gian Ferreira, gerente da banca, o Mercado Público é sinônimo de resiliência, depois de ter passado por grandes tragédias e ainda ser um dos espaços que mais gera empregos em Porto Alegre. “A gente sempre acaba festejando com muita alegria pela questão de a gente já ter passado por tudo isso. É sempre nesse ritmo de festa, de segunda a segunda.
Cada um que passa por aqui tem uma história diferente, os colaboradores fazem as suas vidas aqui dentro, é sempre emocionante”, diz.
O estabelecimento já tem duas filiais nos bairros Bela Vista e Três Figueiras. Mas, para Ferreira, não se esquece das raízes. “Comecei a trabalhar aqui com 18 anos, e hoje já faz 12 anos. Tudo o que conquistei na minha vida foi a partir daqui, nem sei como seria meu meu dia a dia se não fosse aqui dentro”, declarou.
Uma das primeiras fruteiras do Mercado, a banca 10 tem 60 anos de caminhada, conta o proprietário Celso Rossato.
O estabelecimento, que já foi do seu avô, do seu pai e dos seus tios, chega à quarta geração, e já recebeu personalidades como a cantora Dua Lipa, o treinador de futebol Vanderlei Luxemburgo e diversos jogadores da dupla Gre-Nal.
Rossato relata as dificuldades que já passou nas vendas nos últimos anos, mas a esperança de seguir de pé por mais anos é o que move seu trabalho. “Ultimamente, desde da pandemia e da enchente, tinha decaído muito o movimento, tanto no Mercado como no centro, mas temos expectativa de aumento de público e vendas”, prospera.
Programação estendida
Para celebrar os 156 anos, haverá programação especial durante todo o mês de outubro no espaço, com atrações musicais, atividades infantis, maratona e outras atividades. “Vai ter atividade na área do esporte, vai ter atividade na área da música, sendo samba, jazz, vai ter atividade literária também, vai ter atividade para as crianças. Independente do tipo de coisa que tu gostas de fazer, vai ter atividade no mercado”, conta Carolina Kader.
No dia 4, sábado, haverá atividades infantis e distribuição de cachorro-quente, pipoca e refrigerante no Largo Glênio Peres.
No domingo, dia 5, uma meia-maratona de 21, 10 e 5 quilômetros terá início às 6h, com largada no Paço Municipal e chegada no Largo Glênio Peres. A atração musical fica por conta do pianista gaúcho Luciano Leães e sua banda no dia 23, na Noite de Jazz, com um show que começa no primeiro andar e finaliza no segundo. Ainda, terão duas noites voltadas ao samba, nos dias 10 e 17, com atrações ainda a confirmar.
No dia 31, uma atividade comandada pela TAG Livros irá realizar um percurso até a Praça da Alfândega, local que recebe a Feira do Livro de Porto Alegre. Todas as atividades serão abertas ao público.
Aniversário de 156 anos do Mercado Público de Porto Alegre
Fotos: Pedro Piegas















Correio do Povo
O post Mercado Público de Porto Alegre completa 156 anos como Símbolo de Resiliência apareceu primeiro em Portal Serra e Litoral o Seu Portal de Notícias da Serra e do Litoral.
from Portal Serra e Litoral o Seu Portal de Notícias da Serra e do Litoral https://ift.tt/oR8tKTm
via gqrds