A CEEE Grupo Equatorial Energia inaugura, com eventos na terça-feira (12/12), em Pelotas, e na quarta (13/12), em Osório, a Rota Elétrica Mercosul.
Trata-se de um caminho de 1.000 Km, integrado por 10 eletropostos, que vai do Chuí, no Extremo Sul, a Torres, no Litoral Norte, pontuando o Estado com estações de recarga rápida para carros elétricos.
Do ponto de vista técnico, as estações terão capacidade de fazer recargas rápidas, em 30 minutos. Em média, as estações com recarga semirrápida levam de 4h a 8h e as lentas, podem levar de 8h a 12h.
Alguns fatores influenciam no tempo, como o estado da bateria do veículo, a quantidade de carga que ela apresenta no momento do abastecimento, se durante o trajeto houve intercorrências como congestionamentos ou qualquer outro fator que faça com que a viagem não siga um fluxo normal.
Por isso, apesar de os veículos elétricos apresentarem, em média, 390 km de autonomia – a partir dos testes dos fabricantes em ambientes controlados – as estações de recarga serão montadas a cada 100 km, para dar ainda mais segurança e tranquilidade aos viajantes.
Em Osório a inauguração acontece na quarta-feira, (13) 9h30min, no Posto Buffon (Km 82 da BR 101 – Rod. Governador Mário Covas, Arroio da Pedras).
Divulgação CEEE Grupo Equatorial Energia_
Lucas Filho