Festival de Gramado tem início com músicas de cinema

Apresentação da Orquestra Sinfônica de Gramado, sob a regência do maestro Júlio César Wagner, com trilhas de filmes e homenagens, abriu oficialmente o evento na Sociedade Recreio Gramadense.

Com apresentação da Orquestra Sinfônica de Gramado, sob a regência do maestro convidado Júlio César Wagner, foi aberto oficialmente o 52º Festival de Cinema de Gramado, no fim da tarde desta sexta-feira, na Sociedade Recreio Gramadense.

A Orquestra apresentou um repertório com trilhas de filmes nacionais e internacionais como “O Último dos Moicanos” e “Caça-Fantasmas”, além do “Tema da Vitória”, para lembrar dos 30 anos da morte de Ayrton Senna, composto por Eduardo Souto Neto, com arranjo do Roupa Nova, além de homenagens especiais aos 200 anos da imigração alemã no Brasil e ao Rio Grande do Sul, com a canção “Céu, Sol, Sul, Terra e Cor”, de Leonardo.

Os solistas foram a cantora Laura Dalmás que interpretou “Saudosa Maloca, de Adoniran Barbosa, e também os acordeonistas, Fernando Ávila e Rafael Gubert, além da participação do coral Vozes de Gramado.

Antes da abertura oficial, o Festival de Gramado já teve atividades com duas exibições do filme “Abá e sua Banda”, de Humberto Avelar (SP), de manhã e no início da tarde, seguidas de debate com a equipe do filme. As atividades foram no Palácio dos Festivais. No início desta noite, está ocorrendo a sessão hors-concours do longa-metragem “Motel Destino”, do cineasta Karim Aïnouz. Rodado no Ceará, “Motel Destino” carrega o nome de um local numa beira de estrada do litoral cearense, palco de jogos perigosos de desejo, poder e violência. Uma noite, a chegada de um jovem transforma o cotidiano do motel. O filme é estrelado por Fabio Assunção, Iago Xavier e Nataly Rocha.

Neste sábado, a programação prevê pela manhã a Mostra Sedac Cinema Acessível, com os filmes “Legalidade”, de Zeca Brito; “Uma carta para Papai Noel”, de Gustavo Spolidoro; e “Céu aberto”, de Elisa Pessoa. Às 9h, ocorre a primeira atividade do Conexões Gramado Film Market, na Sociedade Recreio Gramadense, com Mostra de Games. Às 10h, rola o debate sobre o filme “Motel Destino”. Às 11h, tem nova atividade do Conexões Gramado Film Market, no Museu do Festival de Cinema de Gramado, com os painéis “Ecossitemas RS”, “EBC – Perspectivas da comunicação pública” e “Ancine & Cota de tela”.

A programação da tarde prevê às 13h, a apresentação da primeira metade dos filmes da Mostra de Curtas Gaúchos – Prêmio Assembleia Legislativa, no Palácio dos Festivais, com oito curtas gaúchos, seguida de debate com as equipes das produções às 16h. Às 17h, rola a abertura do Tapete Vermelho, na Rua Coberta.

Às 18h, iniciam as sessões noturnas no Palácio. Na Mostra de Longas, o filme é “O Clube das Mulheres de Negócios”, de Anna Muylaert. A ação se passa num dia de folga do Clube de Campo frequentado por mulheres de negócios. No intervalo, haverá entrega do Oscarito a Matheus Nachtergaele (leia abaixo) e às 21h, a sessão hors-concours com o lançamento da série “Cidade de Deus – a luta não para”, de Aly Muritiba.

 

Correio do Povo

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem